terça-feira, 5 de março de 2013

Se falam de mim...


Olá meus queridos leitores e queridas leitoras, depois de um post mais pesado e complicado ontem hoje escreverei sobre amenidades. Na verdade estou bem satisfeito com uma grata “novidade” que vi na televisão esses dias. A REDETV vai reexibir a novela Betty, a Feia. A novela é um troço esdrúxulo, mas inexplicavelmente eu adoro aquilo, vai entender...

Nossa! Mas você gosta mesmo de televisão né?!

Olha, quem me conhece sabe, sou um fã da televisão, curto vários programas, telejornais, transmissões esportivas e as telenovelas. Não tenho vergonha de dizer que gosto muito de novelas. Isso se explica pois minha mãe é fissurada em TV, cresci diante de uma, vendo Xuxa, TV Colosso, Silvio Santos (meu “ídolo” na TV), e muitas novelas, de A Viagem à Lado a Lado, de Maria do Bairro à Betty, a feia. Vejo a televisão como um recurso fantástico para se propagar ideias, tanto é que um anúncio de 10 segundos que seja podem custar uma fortuna. É um recurso que pode ser bem utilizado mas também pode ter uso nefasto, principalmente quando atende a interesses escusos, ditadores, manipuladores e etc.
Mas não pensem que vou bancar o falso intelectual dizendo: “Eu detesto televisão”. Isso jamais, admito e ratifico, sou fã de TV e curto muito quem gosta e topa conversar sobre, relembrando atrações e tudo mais ligado.

Mas passa aonde mesmo essa tal de Betty?

Essa novela está sendo reexibida desde ontem, no mesmo canal da exibição original, de 10 anos atrás, a REDETV. Essa emissora herdou, pelo menos no Rio, a concessão da finada Rede Manchete. A Manchete morreu moribunda, falida e com uma programação horrenda (tirando os seriados japoneses, que tinha que voltar, Shine Sharivan!) e a REDETV segue o mesmo caminho, senão pior. A tal emissora atrasa pagamentos, só tem programa de fofoca, de mortes (Sonia Funérea Abrão), Teste de Fidelidade... Porém, por algum tempo eles investiram em importar novelas enlatadas da América Latina. Além da querida Betty, vieram Pedro o Escamoso e uma que se passava numa fazenda, que era apresentada pelo Nelson (Raimunda) Rubens. Nenhuma outra novela repetiu o sucesso da nossa baranga mais querida, que bom!!!!

Mas afinal, o que essa novela tem de boa pra você gostar tanto?

Vamos por partes, a novela Betty, a feia, produção colombiana, conta a história de uma moça, com seus 20 e poucos anos, recém formada em economia em busca de um emprego. Até aí nada demais não fosse o fato dela ser tremendamente feia (imagina aquela sua vizinha fofoqueira com crise de vesícula), andar mal vestida (agora imagine essa vizinha vestindo uma capa de sofá) e ser uma completa desastrada. Tais qualidades a fazem ser rejeitada e ridicularizada por todos, sejam pessoas estranhas, seus vizinhos excêntricos (um grupo de loucos que zoavam ela, morria de rir nessa parte!), por seu amigo tão feio quanto (Um babaca chamado Nicolas), menos por seus pais, Hermes (o mais engraçado) e Julia. Eis que nossa baranguinha resolve arrumar emprego num lugar totalmente nada a ver com ela, uma empresa de moda. Todos riem e a rejeitam apenas por ser feia (nada diferente da realidade O__O), até que ela conhece seu futuro chefe, um playboy irresponsável que é promovido a presidente da firma pelo DEMENTE do seu pai. Daí em diante não vou contar porque não é esse o objetivo e eu odeio spoilers (http://www.tecmundo.com.br/youtube/2459-o-que-e-spoiler-.htm). Recomendo que assistam, de segunda a sexta, às 18h.
Coisa linda não?! Essa é a nossa protagonista!

E muito bem vestida, com aquela capa de sofá que você só encontra na casa da sua tia fão do padre Marcelo.
                                           A abertura é a coisa mais engraçada!!!!!!!!!!!

Mas o que me atrai nessa novela são algumas referências a contos clássicos como Cinderela e Patinho Feio. Acho bacana também trazer à tona uma questão incômoda sobre a valorização da aparência física e a criação dos tais estereótipos (papo de quem só é considerado bonito pela mãe), no eterno debate entre o ético e o estético. Na novela eles tratam tudo de forma bem exagerada, mas que demonstram claramente como boa parte das pessoas pensa. Excluir pessoas por motivos torpes parece ser o esporte favorito de muita gente, e na novela colombiana isso fica bem claro.
Claro que se você for assistir vai me achar louco pois a produção peca, em especial no figurino. Sim, embora a novela aborde o ambiente da moda o figurino é um lixo, tudo parece aquelas peças teatrais de escola de ensino fundamental, em que se usam roupas velhas e fedendo a naftalina. Embora a dublagem seja ótima, alguns diálogos são estranhos, beiram o nonsense. Os cenários são ruins e variam pouco, tudo acontece dentro da firma ou na casa da Betty (apenas da metade pro fim aparecem outros ambientes). A história também tem uma hora que fica que nem novela da Gloria Perez e fila de médico geriatra, não anda de jeito nenhum. Fica numa enrolação completa, cozinhando o telespectador. Poonto negativo.


Mas mesmo com tanto furo você gosta?

Sim gosto, gosto pela simplicidade, leveza e síntese, que faltam às novelas brasileiras hoje. Novelas da Rede Bobo hoje são recheadas de núcleos inúteis e histórias paralelas torpes, que pouco contribuem na trama principal, até prejudicam desviando o foco. Betty a feia tem apenas o núcleo da protagonista, uma história que rende, a gente fixa logo os personagens e o conflito da história. O tom de humor também atrai, mesmo a protagonista sofrendo o drama da rejeição e amor não correspondido (maldito e obvio spoiler). Acho justo a possibilidade de sentar diante da TV e rir por uma hora, sentir um pouco da dor da protagonista e torcer pra ela dar a volta por cima. As novelas da Dona Bobo estão bem violentas, dramáticas demais, acho que de drama já basta a vida, o salário mínimo, a educação pública no país... Betty tem um humor simples, com uma pitadinha de romance, um que de pastelão (gosto de pastelão, como todo fã de Chaves que se preze) e uma mensagem bacana de que aparência não é tudo (Apesar de ocorrerem mudanças na protagonista no decorrer da história).
Enfim, fico feliz de ver essa novela no ar de novo, e na medida do possível pretendo acompanha-la, rindo dos vizinhos doidos, do Quartel das Feias e do Seu Hermes....

Notas felipinas: Não há como deixar de comentar sobre a morte de Hugo Chavez. O líder bolivariano faleceu hoje em decorrência do câncer. Governou por muitos anos, trazendo mudanças sociais, assim como se contaminou pelo vírus do poder. Que tenha um bom descanso e que o povo venezuelano tenha forças para não deixar o país cair num clima de instabilidade. E infelizmente mais um dos meus candidatos a papa morrem... Assim fica fácil pro Zé Carioca I.


Mas e você? Diga qual a sua novela preferida, aquela que te marcou mais....


Não deixe de sintonizar a rádio do blog, apertando o play no topo da página, igual a essa imagem: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário