domingo, 17 de março de 2013

Eu vejo televisão de qualidade! (Sóquenão...) [Jurei que não usaria de novo, mas não resisto!]


Eu fugi, fugi e fugi mas não deu, acabo tendo que escrever sobre Big Brother Brasil nesse santo blog. Juro a vocês que não queria entrar em debates sobre esse programa, mas ontem cheguei em casa, dei aquela espiadinha no facebook e o assunto do momento era um vídeo em que um rapaz fulo da vida metia o sarrafo no BBB.
O vídeo em questão se trata de uma gravação feita em celular, de uma entrevista que não foi ao ar, realizada em algum shopping. O entrevistador era um tipo chamado Vinicius Valverde, repórter oficial do programa da Rede Bobo. O entrevistado era um transeunte que se mostrou um tanto indignado, fazendo críticas severas ao BBB e à programação da Bobo em geral. Acusou a emissora de ser sem cultura e transmitir programação de qualidade questionável (Gente, acho que todos já viram então nem vou ficar transcrevendo...) e etc e tal. O vídeo na íntegra vocês podem ver aqui.




Mas como você, nobre pós-graduando, bonito, educado, simpático e magnânimo sabe da existência desse programeco?

Elogios à parte (HAHAHAHHA só pra descontrair e exercitar minha modéstia!!!!) eu sou um espectador do BBB. Sim, podem me jogar pedras, mas praticamente desde a primeira edição eu vejo o BBB, e desde a décima edição meu pai assina Pay Per View (ou seja, vemos praticamente essas pessoas o dia inteiro!). Teve uma edição que não vi, mas porque trabalhava numa fábrica como torneiro mecânico e aquilo sugava minhas energias por completo, era cama-trabalho trabalho-cama... Sou um telespectador moderado, dos que apenas acompanham, sem perder tempo votando ou fazendo parte de fanpage, fóruns e baboseiras afim...
Não, antes que perguntem me adianto em responder, não acho o programa bom, definitivamente! Não posso, como educador que sou achar bom um programa que pregue valores altamente questionáveis como que para ser feliz só se pode ter entre 23 e 30 anos, não ter pudor algum e ter que encher a cara de cachaça... Isso não é felicidade, aquilo tudo exala uma superficialidade de sentimentos, atitudes e valores, mas a vida em vários momentos não é assim também? Sim é, e não serei eu a julgar quem participa e veja o programa. Eu vejo e tenho o discernimento de perceber que aquilo não passa uma mensagem bacana. Por isso não esperem de mim que assine algum abaixo-assinado para retirar o programa do ar. Primeiro porque o programa é uma terapia pro meu pai, por exemplo. O véhio adora tomar conta da vida deles, como tirar a felicidade de um aposentado? Outra, se o programa não me satisfaz, eu mudo de canal. Boto na Band, na Record, no SBT (que gosto muito), nos canais de TV por assinatura... Nunca que vou ficar me torturando, xingando programa de televisão e seus espectadores, porque tenho um aparelinho chamado controle remoto (duas pilhas bastam!) e com ele escolho uma programação que me agrade, ou desligo e vou fazer outra coisa.

Afina, quem nunca deu a famosa espiadinha? É  Bial, te conheci em dias melhores...

Esse já ganhou uma vez.

Galera adora falar mal, até parece que vê todos os dias né?! Huahauahauahu


Mas a Rede Bobo é um lixo, as novelas são a sucursal do lixão de Gramachoooo, o mundo é uma desgraça!!!!!!!

Vejam bem, meu sonho era que a Rede Bobo fosse mais uma emissora e não A emissora. Eles não representam o Brasil, não me representam, e não acredito que seus executivos estejam preocupados com o bem do povão. A programação deles cria padrões, faz pessoas sofrerem, ensinam coisas não muito legais, manipulam covardemente, enfim qualquer defeito que vocês pensem se aplica à esta emissora (qualquer semelhança com o CAPIROTO não é mera coincidência!!!!). Mas devemos admitir que no meio de uma aparente podridão moral algumas produções se destacam. Boa parte das novelas são ruins, sim são ruins mesmo (se pensar nas mais atuais então!!!), mas temos telenovelas tão bacanas, tipo a recém terminada Lado a Lado. Sou um fã dessa novela de época, que retratava a luta dos negros libertos recentemente da escravidão para se estabelecerem numa sociedade racista, desigual e opressora. A trama tratou te temas da história do Brasil sem se tornar um Telecurso 2000 num horário mais agradável. Figurino e elenco bombaram, trilha sonora espetacular. E uma fuga do clichê de que a trama principal é um romance mal resolvido, dessa vez o fio condutor da história era uma grande amizade entre duas mulheres diferentes socialmente (negra e branca, início do século XX), porém tão próximas por lutarem pelos direitos iguais entre homens e mulheres. Sem mais delongas, uma produção recente que merece todos os elogios, e que tinha de ser mais vista pela criançada, por todo mundo. Claro que como o mundo não é perfeito, as outras novelas no ar são uma tranqueira de péssimo gosto e põe a inteligência dos telespectadores em xeque... Mas e daí? A dona Bobo tem os melhores técnicos, em especial os de dramaturgia, e isso os possibilita de produzirem bons materiais, histórias cativantes e até edificantes de algum modo.
O que quero dizer com isso tudo? Quero aqui mostrar que a televisão brasileira não está nos melhores dias (quando esteve?????), mas que mesmo no aparente pântano ainda nos deparamos com produções de qualidade (na Dona Bobo), e nas outras emissoras abertas temos ótimas opões de programas de humor, jornalismo, esportes e etc. Na TV fechada então temos muitas opções mais, a menos que você esteja esperando o episódio inédito da as série favorita que nunca sai...

Hipócrita²!!!!!! Essa modinha Poor is Beautiful daqui a pouco acaba, tal e qual a moda da calça boca de sino...

Salafrário e manipulador. Mais um a explorar a pobreza , enaltecendo-a... Por que não doa o dinheiro e vai viver numa daquelas casas que adora reformar pra se fazer de bonzinho?
Uma ótima produção dentro do pântano que a TV nacional atravessa atualmente...

Enquanto outras duvidam da nossa capacidade de raciocínio... Afinal o que pensar de um capitão de exército que mora com a mamãe, de uma delegada rodeada de fofoqueiros de de uma "favelada" metida a malandra que só faz merdinha???


Mas o povo quer cultura na TV!!!!! (Que cultura, cara-pálida????????)

Sinceramente! Custo a acreditar nisso galera, essa não desce. Analisando o vídeo do shopping e o discurso de cultura e bla bla bla fiquei imaginando que se o povo quisesse tanta cultura na TV a essa altura a audiência da TV BRASIL estaria nas alturas. Mas pera-lá, não sabem que raio de TV é essa? Lembram da TVE (TV Educativa, canal 2 no Rio)??? Então, desde 2007 esse e outros canais integram a Rede Brasil, então tudo virou TV Brasil (Não sabiam??? É, por essas e outras que eu duvido muito quando vejo galera falando de cultura na televisão). A programação da TV estatal não é de todo mal, mas não atrai muito os telespectadores. Creio que o programa ali de maior audiência é o Sem Censura, da Leda Nagle, pois além de ser um bom programa sempre conta com a participação de artistas da Dona Bobo divulgando seus projetos paralelos, cantores famosos e etc.
Então vejo, felipinamente, toda essa farofada sobre BBB como hipocrisia de boa parte de seus críticos. Conheço pessoas que realmente não assistem muita TV aberta ou nem isso. Esses, realmente quando virem o BBB (por exemplo) vão achar uma possilga mor e vão se indignar. Agora a grande maioria, que curte Lívia Marine da Depressão (no facebook), cantavam Oi Oi Oi quando viam Carminha e compram revista Contigo não podem ficar pedindo mais cultura na TV (até podem, mas devem pensar muito antes de fuzilar quem admite assistir essas tranqueiras televisivas todas).

O canal favorito do povo brasileiro, ávido por cultura na TV! Mas essa TV ainda existe? Melhor, que cultura querem na TV CACEBOSTA?!


Meus queridos, o meu recado com esse post é para que pensemos o quanto soa hipócrita todo o esbravejo contra o tal do BBB e a programação em geral, se pensando que a audiência dos canais culturais ou comentários sobre eles nas redes sociais quase inexiste. Mas acho que a minha maior mensagem pra hoje é que pensem que o poder de escolha pode parecer mínimo, mas ainda é nosso. Nós escolhemos aquilo que queremos assistir na TV, isso é mais que evidente. Lógico, a programação no geral não é das melhores, mas a Santa Tecnologia nos ajuda. Internet, DVD, Blu-Ray, jornal, sei lá, todo tipo de mídia está disponível. Então menos xingamento, gritaria e mais exercício de escolha daquilo que acham melhor verem, ok?!

E vida que segue, adorando essa etapa blogueiro da minha vida!

Um último recado, prometo!!!!!! Não deixem de ouvir nossa rádio, nem que seja por cinco minutinhos. Afinal são 24h de música (boooa música), pra vocês relaxarem enquanto estiverem lendo esse mal escrito blog. A sim, a nossa rádio tem agora site oficial, lá em cima no início da página da pra acessar. E estamos aceitando propostas de programas. Se quiserem se tornar divulgadores de ideias é só entrar em contato no site da rádio. Tem uma grade inteira esperando pelo seu programa, ok?!
Um grande beijo e ótima semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário